domingo, setembro 03, 2006


“Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado porque usa um truque muito simples: quando o animal é pequeno, amarra uma das suas patas a um tronco muito forte.
Por mais que tente, o pequeno elefante não se consegue soltar. Aos poucos, vai-se acostumando à ideia de que o tronco é mais poderoso que ele.
Quando adulto, e dono de uma força descomunal, basta colocar uma corda na pata do elefante e amarrá-la a um ramo que ele nem sequer tenta libertar-se - porque se lembra que já tentou muitas vezes e não conseguiu. assim como os elefantes, os nossos pés estão amarrados a algo muito frágil.
Mas como, desde crianças, nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada.
Sem saber que basta um simples gesto de coragem para descobrir toda a nossa liberdade.”


Paulo Coelho

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu também estou presa a um ciclo vicioso que não muda nunca e talvez a minha liberdade dependa de um fio como os das teias de aranha, mas como é tão fino e transparente eu não o consigo ver. Só espero tropeçar nele em breve. Porque senão acabo com o ciclo vicioso à minha maneira (se é que tinha coragem para isso, mas agora só me apetece desaparecer do mapa). Que comentário deprimente. Eu devo ser muito dependente de algumas pessoas. É bem feita para aprender a não me apegar a nada. Esses parecem mais felizes que eu.