terça-feira, outubro 08, 2013

Sobre os filhos



Já disse aqui antes, a Clara é uma miúda igual a todos os outros, só é especial aos meus olhos porque é minha filha.

A Clara tem muitas qualidades mas também tem defeitos e eu adoro, como mãe lúcida que sou, ter consciência de ambos.

Ela é extremamente inteligente, tem memória de elefante, sentido de orientação surpreendente para a idade, adora aprender coisas novas (já identifica os números do 1 ao 10 e já identifica o seu nome), é bem disposta, tem sentido de humor, é extremamente meiga para com as outras crianças e para os animais. Come bem, brinca sozinha e fala imenso sozinha.

A lista de defeitos é igualmente extensa. Tem mau feitio e pavio curto, chateia-se com facilidade, é de lágrima fácil, recusa-se a fazer xixi e cocó no penico, é exigente, come bem mas é esquisita com os alimentos.
Já levei com olhares estranhos porque não lhe tirei a fralda este verão. Mas eu sou segura de mim e conheço-a melhor do que ninguém (para além de trabalhar com crianças há 13 anos). Ela não é menos inteligente ou menos asseada que os filhos sobredotados desses pais sem lucidez.
Os miúdos são todos diferentes e não vale a pena forçar para que as coisas aconteçam mais depressa, só vai dar esterco. E sinceramente, não estou a vê-la de fralda com 6 anos, ou com 10, ou com 20.

Gosto de pais como eu, que não transformam os seus complexos em complexos com os filhos. Acredito que os pais que idolatram os filhos são, no fundo, pessoas muito inseguras.

Gosto de passar tempo a conversar com esses pais, que como eu, queixam-se e desabafam sobre os defeitos dos filhos! Com esses gosto de conversar sobre a minha filha e gosto de partilhar as minhas queixas também. Penso que é bem mais saudavel do que falar em filhos supostamente perfeitos.

No fundo até tenho pena, preparem-se porque vão sofrer algumas desilusões, não que os vossos filhos façam algo extremamente errado mas porque as vossas expectativas são tão estupidamente altas que os desgraçados nunca vão conseguir corresponder.

5 comentários:

Andreia Agostinho Dias disse...

Imaginem se vissem o que os nossos filhos comeram em Maiorca...

Ti' Ana disse...

Sim, somos mesmo más mães e os nossos filhos são atrasadinhos!

O Toupeira disse...

Que mania de deificar os filhos, pá! Eu só acho que a nossa tem uns olhos grandes e lindos porque são grandes e lindos como os do pai ;)

XaninhA disse...

Mamou até aos 3 anos. Ainda dorme comigo. Quando vê tv desliga o botão do mundo. Até há bem pouco tempo chamava-se, segundo ele, Vodido. Tem lágrima fácil e é muuuuuuuuito teimoso. O meu filho é lindo, maravilhoso, o melhor em tudo, e eu adoro-o! :)

Ti' Ana disse...

O LF deixava que ele se tratava a ele próprio como Vodido!?