quinta-feira, agosto 01, 2013

Convívios do Colégio



Há músicas que têm um poder gigante de nos teletransportar até ao passado. Esta dos Smashing é uma das que tem esse efeito em mim. Assim que começam a dar os primeiros acordes estou dentro da Sociedade lá da terra, onde a associação de estudantes fazia as suas festas de final de período a.k.a. convívios.

Aquilo era um acontecimento tão grande nas nossas vidas de pitas que andavamos uma eternidade a falar naquilo antes de acontecer e outra eternidade depois de acontecer. Eu podia ir a esses convívios porque realizavam-se à tarde, os meus pais nunca me deixaram sair à noite antes dos 18 (ouviste Clara?!).

Iamos no nosso (possível) melhor para dançarmos e para vermos os nossos amores platónicos. Todas tinhamos um amor platónico. Eu gostei do mesmo rapaz do 7º ao 9º e nunca lhe dirigi a palavra. As minhas amigas arranjavam conhecimentos em comum e apresentavam-se aos seus ídolos (eram todos rapazes populares 3 ou 4 anos mais velhos do que nós). Depois de os conhecerem passavam por eles uma vez por dia e cumprimentavam-nos. A conversa nunca ia para além de um "tudo bem?" e eu achava isso tão parvo que fui sempre a única a não dar esse passo. Eu sabia que ele era inalcançável e portanto admirava-o de longe. Era uma pita orgulhosa e timida.

Mas de regresso à festarola na Sociedade, aquilo era uma "disconight" autêntica, com a diferença de passar a música que a malta ouvia na altura, ou seja, nada de kizomba e reggaeton. A música que a malta ouvia era: offspring, nirvana, smashing, radiohead, bush. Isto fazia com que se dançasse pouco e se abanasse muito o capacete, que saudades do headbanging!

Esta música foi um grande hit na altura e eu consegui gravar o video numa cassete, a minha cassete dos videos de música que a conta-gotas lá passavam na tv. Ainda não havia internet, nem telemóvel nem mtv...fazia-se o que se podia com o pouco que se tinha.

Tenho um carinho muito grande por esta música.


1 comentário:

O Toupeira disse...

Smashing, pois claro :)