sexta-feira, setembro 08, 2017

Leituras de verão

"Todos temos um lugar onde a vida se acerta. Cada mundo tem um centro. O meu lugar não é melhor do que o teu, não é mais importante. Os nossos lugares não podem ser comparados porque são demasiado íntimos. Onde existem, só nós os podemos ver. Há muitas camadas de invisível sobre as formas que todos distinguem. Não vale a pena explicarmos o nosso lugar, ninguém vai entendê-lo. As palavras não aguentam o peso dessa verdade, terra fértil que vem do passado mais remoto, nascente que se estende até ao futuro sem morte."
José Luís Peixoto in Galveias
Praia Verde, o meu lugar

Nestas férias consegui ler. Li dois dos três livros que levei.
Não tinha esperança nenhuma de o conseguir fazer mas as sestas da mais nova ajudaram bastante.

Li a biografia da Malala. Impressionante. É um livro muito político, explica de forma muito exaustiva todo o panorama politico do Paquistão.
Para quem não conhece absolutamente nada sobre a Malala deixo este vídeo curtinho que explica muito resumidamente a história dela:

Depois peguei no Galveias do José Luís Peixoto. 
Sou suspeita para falar num autor que adoro mas amei o livro. O José Luís Peixoto nasceu e foi criado em Galveias, uma pequena vila alentejana. O livro é uma encruzilhada de histórias (fictícias, o livro é um romance) de habitantes de Galveias. O livro tem este nome mas poderia chamar-se Via Rara, Melgaço, Monsanto, Castanheira de Pêra, Alpiarça. É uma história de personagens tão portuguesas, numa realidade tão portuguesa. Em tantas partes do livro achei personagens da terra onde cresci. Foi por isso que me deu muito prazer ler, o brilhantismo da escrita do JLP aliada a uma realidade que me parecia tão familiar.

O excerto que coloquei no cimo do post foi uma das partes que li e que me fez pensar: Uau, nunca tinha conseguido explicar a importância do meu sítio. É aquilo mesmo. 

Quando ando naquela zona do sotavento Algarvio sinto-me inexplicavelmente mais próxima do meu pai. Não sei se é a memória olfactiva que também é brutalmente accionada por aquele cheiro a ervas/pinheiros tão característica daquela zona. Sinto que regresso à minha infância e tenho tantas memórias tão boas dos meus Agostos ali passados. Tantos passeios a ouvir Paulo de Carvalho, Carlos Mendes e Fernando Tordo . Esse sentimento de nitidez e saudade aquece-me por dentro. É o meu lugar especial.



3 comentários:

Unknown disse...

Enorme, este post!

Ti' Ana disse...

Gostaste? Obrigada.

O Toupeira disse...

Brilhantes palavras; as tuas e as do JLP.