domingo, setembro 18, 2016

Educação musical

Eu adoro música. Eu sofro se fico muito tempo sem ouvir música e a música tem tido um efeito terapeutico ao longo da minha vida. Posto isto nunca pusemos a hipótese de ouvir músicas infantis no carro, tipo Caricas e Xana Toc Toc. Epá não. Com a vida que temos (correria) ouvir música no carro é um privilégio de que não abdicamos.

Desde sempre que a Chouriça Grande se habituou a essa realidade. No carro ouve-se o que nós adultos queremos. Aprendeu a gostar um pouco de tudo, desde Arcade Fire a Radiohead, Blur, Nirvana, Metallica, Queen, Massive Attack, Beatles, etc. Reconhece músicas das bandas que ouvimos aos primeiros acordes. Devo dizer que isso é algo que me enche de orgulho. Mesmo que na adolescência ela se extravie noutros géneros musicais (sabe-se lá o que vai ser moda nessa altura), as bases são boas, diversificadas. A cultura musical já lá está, o resto é com ela. Pensamos assim em relação a tudo. Queremos criar miúdas cultas, daí ter também construído uma colecção de DVD's com aqueles filmes que, para mim, são fundamentais para abrir horizontes, clássicos do cinema, filmes de culto com mensagens importantes. Para os filmes ainda é cedo.

Pretendo fazer isso com tudo o que diz respeito a cultura.
No outro dia no carro começou a tocar esta música. Ela, aos primeiros acordes diz: "Mãe, esta música é dos Açores (ouvíamos na altura em que estávamos nos Açores)!"
"Pois é!" - respondo eu.
"Mãe, esta era a minha música preferida quando eu era pequenina!"


Orgulho





1 comentário:

O Toupeira disse...

Assim é que é!!! ;)